História


A Rádio Cultura foi inaugurada às 19 horas do dia 13 de Março de 1949, sendo empreendimento dos progressistas irmãos Waldir Vilella Pedras e José Vilella Pedras, tendo sua sede localizada na Rua Adão Araújo, número 9, 3º andar, no bairro de Porto Novo. O evento contou com as bênçãos do Padre Francisco Delgado Neto e o Prefeito Humberto Cortes Marinho fez o discurso inaugural.

A Rádio Leopoldina enviou seus locutores para fazerem parte da festa e a Rádio Tupi do Rio de Janeiro enviou à Além Paraíba grandes estrelas do mundo radiofônico, tais como Silvino Neto, criador de Pimpenela, Anestesio e Seu Acácio entre outros personalidades. A vice-rainha do Rádio, Ademilde Fonseca, o conjunto de Samba de Claudionor Cruz e a dupla Pato Preto e Marreco vieram a Além Paraíba participar da inauguração da Rádio Cultura. A famosa Orquestra Rex Jazz também se apresentou pelos microfones da Rádio Cultura.

Após a solenidade inaugural foi realizada no Rex Clube um grande Baile abrilhantado pela Orquestra Rex Jazz.

No ano de 1966, a Radio Porto Novo foi adquirida pelos empresários Dauro José Schetinno, Bruno Geraldo Schetinno, Clovis Schetinno, passando a ser denominada Radio Cultura de Porto Novo e, tendo o capital social de dez milhões de cruzeiros.

No ano de 1974, os empresários José Marcondes Cortes e Haroldo de Azevedo Fortes, adquirem o controle administrativo da emissora.

No ano de 1977, a emissora foi adquirida pelos empresários Hélio Fazolato e Raul David Machado.

A partir do ano de 1987, o empresário Hélio Fazolato adquiriu a parte de Raul David Machado, passando as cotas para sua cônjuge Rosa Maria Figueira Fazolato e seu filho Luciano Figueira Fazolato. Nesse mesmo ano, a Radio Cultura de Porto Novo recebeu nova concessão para exploração de serviços de radiodifusão.

No ano de 1992, a Rádio Cultura de Porto Novo teve suas instalações transferidas para a Ilha Gama Cerqueira, passando a localizar-se à Rua Juliano Marques Duarte, nº 541 , recebendo atualização de capital no aporte de dois milhões de cruzeiros.

Em 1996, a emissora foi instalada em nova sede, na Rua Juliano Marques Duarte, nº 110, na mesma Ilha Gama Cerqueira. Em 1997, houve um grande avanço tecnológico na emissora com a aquisição de um transmissor 100% Solid State de 1.000 Kw,com modulação digital e estéreo. Nesse mesmo ano a concessão foi renovada por mais 10 anos.

Em 2014, a Rádio Cultura de Porto Novo, chega aos 65 anos de serviços prestados ao complexo geográfico formado por Alem Paraíba e demais cidades que compõem a micro-região mineiro-fluminense na Zona da Mata de Minas Gerais, na fronteira entre os Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Uma Rádio feita para o povo, para a cidade e para a região.


Departamento de Jornalismo da Rádio Cultura 1460 Khz: jornalismo@radioculturaap.com.br